sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Horário de verão - Por Abílio Pacheco

Horário de verão - Por Abílio Pacheco

Escrevi no twitter e no facebook que nesse início de horário de verão todos acertassem os ponteiros e que o norte agora está atrasado até nos relógios. Não é que eu seja contra ou não goste. Mesmo morando numa região em que o horário não vigora, é possível sentir seus efeitos positivos. Posso assistir a um filme mais cedo. Quando tem futebol, a partida encerra mais cedo. Assisto aos noticiários matutinos também mais cedo. De verdade, o dia continua do mesmo tamanho, mas é possível aproveitá-lo melhor.

Entretanto incomoda-me a sensação de atraso. Sensação que existe de quando em quando durante o ano, mas que fica mais forte durante o horário de verão. Afinal, até a virada de ano vai acontecer primeiro no sul e sudeste. Regiões onde chegam primeiro novidades culturais, inovações, tecnologias etc. A própria atividade intelectual parece mais avançada e é um assombro quando se consegue fazer por aqui algo semelhante ao que se faz por lá. Isso sem contar preços e qualidades de produtos e serviços.

Como disse, a sensação de atraso ocorre o ano todo, mas durante o horário de verão existe um elemento a mais: o tempo, o relógio. Ou no plural. Para onde viramos tem um relógio uma hora adiantado. Já acertei o relógio de meu pc quatro vezes, embora fabricado na zona franca de Manaus, ele não sabe que aqui não é o Sudeste. Meu notebook foi menos teimoso, mas o relógio de parede, que é analógico, misteriosamente apareceu adiantado em uma hora. Como a pilha acabou, ao acertá-lo ligaram a tv e viram o horário no relógio da TV a cabo.

Fui à reitoria da universidade e lá estava a secretária de um setor dizendo que ia para o almoço. Eram onze e quinze, mas o relógio do pc adiantou-se por conta e ela não se deu conta, senão por minha insistência. Os caixas dos bancos funcionam conforme horário de verão, daí não adianta a placa exposta indicando o horário de funcionamento de 6:00 às 22:00. Eles abrem às 6:00 (horário do norte) e fecham às 22:00 (no horário do sul).

Os emails então? E as atualizações de sites e blogs? E o horário das mensagens de texto recebidas por celular? Tudo, tudo, tudo no tal horário de verão. Que se realmente fosse bom duraria o ano todo. Como em outros países em que existe diferença de fuso mas há respeito à diversidade de horário existentes no país. O cidadão pode protocolar um documento onde estiver que o horário que vai valer é o do local onde está o cidadão.

Leia este tema completo a partir de 01/11/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário