domingo, 31 de outubro de 2010

O GRILO - Conto por Liliana Josué

O GRILO - Conto por Liliana Josué

Lininha tinha uma bisavó que lhe contava muitas histórias: umas verdadeiras, outras inventadas.
Mas ouvir a bisavó Madalena, era sempre uma aventura que mantinha os seus grandes olhos castanhos suspensos e abertos como dois girassóis de pétalas negras.
Era uma menina de seis anos, sossegada, dona de ondulantes cabelos negros e formas infantis bem redondinhas. Ainda via o chão muito perto de si.

- Vó-vó Madalena… vó-vó Madalena…
- Diz Lininha, que me queres?
- O vó, já fiz os trabalhos da escola, vens ver televisão comigo!?
- Amor, estou a ler um livro tão interessante. Preferia ficar aqui tranquila na minha leitura.
- Vozinha, anda comigo, eu gosto mais de estar ao pé de ti, fazes-me companhia e às vezes até dizes coisas engraçadas sobre os meus programas.
- Pois é minha querida, já não sou do tempo dos cabelos espetados e brincos no nariz, mas também não me considero uma velhota «careta», até gosto de certas coisas - . E riram-se ambas com gosto.
- Pronto, vamos fazer um acordo: Eu faço-te companhia na sala e tu vês o programa baixinho, assim estou junto de ti e posso continuar com a minha leitura. Queres assim?
- Quero sim vó… anda… vamos, que está mesmo a começar.
- Certo, lá vou, mas antes disso: lembrei-me que ainda hoje não me leste a tua lição.
- Ó vó… mas eu já fiz os trabalhos todos, sério!
- Acredito meu amor, mas gostava de te ouvir ler, que queres, é um prazer que me dás! Retorquiu Madalena num tom carinhoso que só os idosos sabem fazer.
A menina ficou um pouco confusa, não queria desagradar à bisavó, mas também não lhe apetecia ler novamente a lição do «Grilo cantor».
Calou-se por momentos, seguidamente argumentou: - Vó, então é assim: eu leio e depois vens ver o meu programa, sim?
Madalena concordou.
Acabada a leitura, ainda um pouco soletrada, mas aceitável, a bisavó em lugar de se levantar do sofá florido, ainda vistoso, começou a falar com uma expressão profunda no rosto: - Está-me a vir à lembrança, uma história que se passou comigo, faz muito tempo. Isto por causa da tua lição de leitura.

Leia este tema completo a partir de 01/11/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário