sábado, 23 de outubro de 2010

Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - UMA FAMILIA FELIZ

Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - UMA FAMILIA FELIZ


UMA FAMILIA FELIZ

A Cabrinha Branca chegou a casa com um grande molho de ervas para os filhos e disse ao marido:

- Hoje estou cansada.

- O mulher - disse o marido - eu bem te disse que iria procurar as ervinhas tenras para os nossos filhos, mas tu és teimosa! Vai já descansar debaixo daquele castanheiro que faz boa sombra, e dorme uma soneca. Não te preocupes, que eu cuido dos filhos e não deixarei que te vão incomodar. Não quero que fiques doente, mulher! Vê se tomas juízo e não te armes em valentona, pois as forças têm limites. Bem te tenho avisado, mas não queres crer no que te digo! Vá, vai lá e não te preocupes, que eu cá me arranjo.

A Cabrinha Branca estava muito cansada, porque, para arranjar as ervinhas tenras para os filhos, tinha feito uma longa caminhada, uma vez que ali perto não havia senão ervas muito amarelas e rijas que cresciam à volta das pedras e não serviam para alimentar os Cabritinhos que eram muito novinhos e tinham deixado há pouco de se alimentar com o leite da mãe.

O homem - disse a Cabrinha Branca - tu também estás cansado. Ficaste este tempo todo a cuidar dos filhos que são irrequietos e, de certo, andaste atrás deles serra abaixo, serra acima, preocupado não viesse por aí o Lobo Mau e comesse os nossos filhinhos. Eu bem te conheço!

Na verdade, o Bode Malhado estava exausto, mas não quis dizer à mulher. Nem sequer tencionava dizer-lhe que, se a dada altura não tivesse dado uma corrida enorme, um lobo grandalhão teria mesmo apanhado e comido, pelo menos um dos cabritinhos, o Castanhinho que era o mais irrequieto e teimoso e fugia a cada instante. Claro que, o Malhadinho ia sempre atrás do irmão, pelo que também corria perigo.

- Não estou nada cansado. - Disse o Bode Malhado - Pensas que sou algum fraquitolas? Vai lá descansar, não percas tempo. Sabes que daqui a pouco anoitece e durante a noite teremos que nos revezar a fazer vigília, não vá aparecer por aqui algum lobo. Se descansares agora, o primeiro turno será teu, enquanto eu descanso um bocado.


Leia este tema completo a partir de 25/10/2010

1 comentário:

  1. Gostei muito desta história, querida Cremilde.É muito interessante. Parabéns!!!
    Beijos, Maria

    ResponderEliminar