sábado, 22 de janeiro de 2011

Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - RITA, A MENINA INCONSTANTE

Conto Infantil / Juvenil de Cremilde Vieira da Cruz (Avómi) - RITA, A MENINA INCONSTANTE

RITA, A MENINA INCONSTANTE

A Rita saiu de casa com o propósito de adquirir um brinquedo novo. Tinha feito anos, e entre muitos presentes, tinha recebido dinheiro. Como se tratava de uma menina de família abastada, esse dinheiro estava destinado a comprar algo que lhe agradasse, por isso, logo que a mãe teve oportunidade de sair com ela, entrou em várias lojas, escolheu, escolheu, até que se decidiu por uma boneca.

A boneca que a Rita escolheu não era bonita, mas como ela tinha tantas, decidiu comprar aquela, porque era diferente de todas que tinha. Fazia-lhe lembrar outra que tivera em pequena e destruíra completamente.

Quando chegou a casa, a Rita estava satisfeita e foi a correr mostrar a boneca a todos. Mas a sua satisfação não era plena, não sabia porquê. Talvez tenha pensado que há muitas crianças que não têm um único brinquedo, apesar de tanto o desejarem!

Entre um pensamento e outro, foi brincando com a boneca nova; acariciou-a, deu-lhe banho, penteou-a, vestiu-a... Fez tudo com muito carinho, esquecendo-se até dos outros brinquedos que tinha.

No dia seguinte, a Rita ainda brincou com a boneca. De repente atirou-a para o lado. A mãe que por acaso passava por ali nesse momento, reparou no gesto da menina e perguntou-lhe:

- Que se passa, minha filha? Que te fez a Suzy (Suzy era o nome da boneca), para fazeres isso?

- Não me fez nada, mamã. Apenas estou farta dela. Estou cansada de olhar para ela. Vou arrumá-la na prateleira e pode ser que daqui a dias me apeteça brincar com ela outra vez.

- Está bem! - Disse a mãe, muito triste, saindo do quarto sem mais uma palavra. Não deixou, no entanto, de ficar a pensar no que se tinha passado e mais tarde chamou a Rita e disse-lhe:

- Minha filha, estou ainda a pensar no teu gesto de há pouco e estas atitudes deixam-me triste e cansada. A minha filha é uma menina inconstante e nunca sabe o que quer.

- E está cansada, porquê, mamã?

Leia este tema completo a partir de 24/1/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário