domingo, 30 de janeiro de 2011

CORONEL FABRICIANO - 065 – Furou a fila; 154 – A maleta -  BENEDITO FRANCO

CORONEL FABRICIANO - 065 – Furou a fila; 154 – A maleta - BENEDITO FRANCO

«Uma existência ativa e política é onde os homens, que governam e têm por ocupação os negócios públicos, poderiam encontrar maiores oportunidades de praticar as virtudes de todas as espécies». ARISTÓTELES, Política (384 aC - 322 aC).
Que tristeza teria o Filósofo grego se visse e convivesse com nossa política e nossos políticos brasileiros...

065 – Furou a fila

Um amigo do pai do Carlos, meu cunhado, tinha um restaurante no Rio de Janeiro. Contou-me ele, o amigo, que havia na redondeza de seu estabelecimento uma gang de assaltantes que, sistematicamente, semanalmente visitava-o. Já deixava o dinheirinho separado; quando a gang chegava, recebia o envelope com o seu labor, sem problemas, nem burocracia e muito menos cara feia.

Em São Paulo, o François , irmão de meu colega de trabalho – nascera na França - ficava sentado no caixa de sua confeitaria. Também, todas as sextas-feiras à tardinha, visitavam-no sistematicamente três pilantras. Aqui, os próprios ladrões marcaram a quantidade, dia e hora da apanha do dinheiro.

154 – A maleta

Os filhos de minha irmã Imaculada e do Cláudio vinham de Petrolina a Belo Horizonte uma ou duas vezes por ano. No avião cada um recebia uma maleta com a refeição durante a viagem – hoje são servidas apenas vinte a trinta gramas de um biscoito salgado e de gosto e aparência duvidosos - anêmico. Comendo pouco, traziam as maletas com a sobra da comida.

Visitando-nos, minhas meninas viam as maletas trazidas pelos primos. Como eu viajava constantemente a São Paulo e minha esposa apanhava-me no Aeroporto da Pampulha, onde as meninas observavam as crianças saindo do avião com as tais maletas. Sabe como são as crianças: insistiam em me pedir para eu lhes trazer pelo menos uma. Com a insistência, acabei criando coragem e pedi à aeromoça – depois de lhe contar a história. Com a educação e a simpatia, características das aeromoças, acabei ganhando duas maletas.

Leia este tema completo a partir de 31/1/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário