domingo, 23 de janeiro de 2011

Canções de Natal - uma crônica... -  Por Se Gyn

Canções de Natal - uma crônica... - Por Se Gyn

Mês atrás, alguém do meu círculo de amigos da Internet me perguntou o que eu gostaria de pedir a papai Noel. Pergunta simplezinha, pra ser respondida rápido. Mas, não consegui responde-la, no momento e, fiquei com ela na cabeça.

Os compromissos profissionais e pessoais apertando e, a campanha do sindicato chegando finalmente a termo, enquanto os dias que iam escorrendo rápido e a cidade ia se cobrindo de mensagens, simbolos e eventos natalinos - na praça Cívica a praça do Noel, com iluminação, stands, brinquedos, presépio e, a casa do velhinho de galochas e barbas brancas. Na praça Tamandaré, o túnel de luz sobre as pistas que atravessam a praça e, do lado, um grande presépio, arvoredo iluminado e, ao lado, o carro do Bom Velhinho, cujas primeiras renas já iniciam o voo para os céus, para levá-lo, sorridente e confiante, para encantamento das crianças.

Chegando o feriado, baixei para o interior, para fazer como em todos os outros anos de minha vida: passar o Natal junto dos pais e da família, entrementes reencontrar velhos amigos de infância. Só depois de ter chegado ao meu destino e sentido o clima de tranquilidade típico das cidadezinhas do interior do meu Estado é que pude encontrar a resposta para a pergunta que estava ainda grudada na mente.

O que eu pediria para o papai Noel? E o pedido deste quarentão seria - e é - muito simples: que os Natais alegres e calorosos que eu tenho na companhia de meus pais e minha família possam se repetir por muitos e muitos anos. Que essa alegria genuína e este encontro com as várias gerações de minha família se repitam, presididas sempre pelo e espírito de fraternidade, renascimento e, encontro do Natal!

Nesta manhã do dia de Natal, abri a Internet para dar uma zoada e, encontro um site que oferece vídeos de músicas natalinas. Como provavelmente deveria ser, as músicas são de cantores americanos, porque nessa tradição, ninguém os conseguiu igualar.

No Brasil, por exemplo, muitas tentativas de estabelecer essa tradição foram feitas e, há mais ou menos uma década, uns poucos músicos a retomaram, com gravações dirigidas para o evento - Chitãozinho e Chororó, Simone e, alguns instrumentistas. Mas, o excesso de execuções nos shopping centers e lojas comerciais - pena!, levaram tais gravações a exaustão.

Entre as músicas oferecidas no tal site, estão «White Christmas», numa gravação de Frank Sinatra, «The Christmas song», com Nat King Cole, «I saw Mommy kissing Santa Claus», cantada pelo Jackson Five, «Santa Claus is comming to town» - gravada ao vivo e apresentada por Bruce Springsten and E. Street Band, «Merry Christmas», por Mariah Carey, «My only wish (this year)...», interpretada na voz adolescente da trintona Britney Spears, «Santa Baby», por Earth Kitt e, finalmente «Crhistmas Tree», com, oh-oh!, Lady Gaga.

Sinatra é só competencia na interpretação a seu cargo. No meio do clipe, aparecem várias fotos dele com nada menos que Bing Crosby, o mestre das canções natalinas e, cantor com o qual dividiu vários standards com o tema (só para lembrar: os temas natalinos dos filmes da série «Esqueceram de mim», são de Crosby). Além da interpretação, impossível deixar de notar a beleza do arranjo da música, onde a orquestra e o coral não deixam dúvidas sobre o clima da festa.

A gravação de Nat King Cole cantando «The Christmas song» provavelmente foi retirada dos programas que apresentou na televisão americana e é fantástica. Ele vem para frente da camera vestido de black tye, senta-se numa pose elegante (houve um tempo em que os homens ainda se orgulhavam e faziam questão de cultuar os bons modos e, a elegancia). E ele canta, soberano e confiante, o famoso tema de Natal do começo ao fim, com gestos economicos e o característico olhar lateral para a camera.

Leia este tema completo a partir de 24/1/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário