domingo, 30 de janeiro de 2011

Crónicas «Ver e Sentir» - Por Cristina Maia Caetano - (LXIII)

Crónicas «Ver e Sentir» - Por Cristina Maia Caetano - (LXIII)

De poderes sobrenaturais, curandeiros, bruxos, feiticeiros, profetas famosos (e por aí fora), sempre se ouviu falar! Mas,... Sabe-se mesmo o que realmente o que são? Como funcionam? Como actuam?

Amados por uns, desdenhados por outros, consoante o efeito produzido nas pessoas que os procuram, muitas vezes, são verdadeiros «diabos» considerados, produto de algo de maligno e infernal até. Outras vezes e, pelo contrário, verdadeiras «bênções», associado indissolúvel do acto de abençoar alguém que se pretende tornar, feliz, louvado e glorificado.

O que para mim me parece certo, é que muita superstição, neste meio rodopia! Conhecidos sentimentos religiosos baseados no temor e ignorância, ao receio de coisas fantásticas leva, ao cumprimento de supostos deveres e inclusive à confiança em coisas vãs ou ineficazes. Aí se misturam infundados presságios, crendices, preconceitos, excessiva credulidade e fanatismo até.

Se ao Bruxo, alguém se considera que bruxarias faz, factos que na falta de explicações se atribui a artes diabólicas e sortilégios, o Feiticeiro, de forma paralela considerado aquele que feitiços faz é. Já na denominada arte da cura o Curandeiro dá as cartas. Utilizando um conjunto de práticas rituais com poderes sugestivos na qual pretensos poderes especiais se utilizam, principalmente no campo reservado à medicina actua.

Ao ludibriador da boa fé do público, normalmente é apelidado de Charlatão, aquele que se inculca médico sem o ser ou de um simples vendedor ambulante de drogas e elixires, cuja virtude exageradamente apregoa. Quando por outra via se pretende curar qualquer doença por meio de benzeduras, acompanhado de supersticiosas rezas, certamente de um Benzedor se trata!

Alternativamente, sábios, mestres e profetas se encontram. Em comum, geralmente todos eles gozam de grande prestígio e popularidade. O Sábio, aquele que tudo sabe muito, é extremamente erudito, e é a ele que se atribui e a máxima das sapiências, a sabedoria divina. O Profeta, homem douto tal como o Mestre, considera-se que recebe mensagens das divindades, as quais fica encarregue de as dar a conhecer aos homens o que eles não poderiam conhecer pelos seus próprios meios. Inserido no seu devido tempo, com o seu auge apontado para o tempo dos reis de Israel, é sem dúvida ao profeta e ao profetismo dado um divino sentido a todos os acontecimentos vividos pelo povo.

Certo, certo parece-me que na generalidade, feiticeiros, bruxos, curandeiros, benzedores, sábios, mestres e profetas são considerados com poderes sobrenaturais, excedendo todas e quaisquer forças da natureza, do extraordinário e do maravilhoso. Certo, certo parece-me que muitas vezes diferentes palavras para a mesma coisa se utilizam.

Leia este tema completo a partir de 31/1/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário