domingo, 30 de janeiro de 2011

Sérgio Varalonga - A Carreira de um compositor português

Sérgio Varalonga - A Carreira de um compositor português

Sérgio Varalonga iniciou os seus estudos de órgão em 1994, mas formou-se em piano com o professor Amadeu Pinho (pianista internacional com vasto curriculum e ex-aluno de três dos grandes mestres do piano mundiais: Tania Achot, Esteban Sanchez e jean Fassina).

Sérgio Varalonga iniciou os seus estudos de piano em 1996 com o professor Amadeu Pinho com o qual terminou a sua formação em 2006. Durante a sua formação musical recebeu também formação em composição musical com o professor Vasco Pereira (maestro e compositor) e seguiu a sua formação oficial nos conservatórios nacionais: Orfeão de Leiria, Escola de Artes do Norte Alentejano em Portalegre e na Academia de Música «Papagueno» em Badajoz.

Durante a sua formação também frequentou cursos master de piano com pianistas de renome: António Toscano (pianista português), Filipe Pinto Ribeiro (pianista português), Diego Ramos (pianista internacional, aluno de Alicia de Larrocha, uma das grandes pianistas e pedagogas), Dmitri Bashkirov (pianista russo conhecido mundialmente como um dos grandes pedagogos e pianista da escola russa), entre outros.

Durante a sua carreira deu vários concertos de piano solo, concertos a acompanhar cantores (canto e piano, ou órgão), concertos com obras de sua autoria e concertos de piano e orquestra tanto em Portugal, como em Espanha. Muitos destes concertos passados em directo na televisão espanhola, rádio e um editado em CD. Desde a adolescência que dirige grupos corais.

Dirigiu em Amor - Leiria vários coros (infantis, de jovens e adultos) e em Elvas um coro de adultos; em 2003 ganhou o prémio especial no IV concurso internacional de piano «Prómúsica 2003»; entre Outubro de 2004 e Fevereiro de 2006 exerceu funções de professor de piano e pianista acompanhador das classes de canto na Academia de música «Papagueno».

Desde 2006, dá aulas particulares de piano e órgão na região de Leiria. Também desde 2006 dá aulas extra-curriculares de música em várias escolas do estado: durante o ano escolar 2006-2007 deu aulas nas escolas da Passagem, Praia da Vieira, Maceirinha, Pocariça, A-do-Barbas, Cruz da Légua e Cumeira. No ano escolar de 2007-2008 nas escolas de Amor, Casal dos Claros e Serra do Porto de Urso.

Leia este tema completo a partir de 31/1/2011

Sem comentários:

Enviar um comentário