sábado, 2 de outubro de 2010

Coluna: Antônio Carlos Affonso dos Santos. ACAS, o Caipira Urbano.

Coluna: Antônio Carlos Affonso dos Santos. ACAS, o Caipira Urbano.

O ANJO DA GUARDA DE FERNANDA MONTENEGRO

No ano de 1990 eu estava desempregado: eu e mais de dois milhões e meio de brasileiros, por conta de um governo federal fraco e corrupto, que congelou a economia do país e tornou-se um fiasco. Os empregos, ainda que «temporários», eram difíceis de conseguir.
Por pura sorte, consegui um emprego semi-informal, subcontratado por um pequeno empresário e, portanto, por ele sendo explorado. - Mas, que fazer?

A empresa era de origem alemã e ficava (fica ainda) na Marginal Pinheiros, ou Avenida das Nações Unidas, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo. Eu morava na periferia e ia todos os dias até o trabalho, pilotando meu fusquinha 1975... .

Num certo dia, choveu torrencialmente na cidade de São Paulo, coisa de 100 mm por metro quadrado (ou 100 litros para cada metro quadrado). Verdadeiro dilúvio!

Mal saí do trabalho, constatei tristemente que a avenida, por onde eu teria que seguir, estava intransitável, devido a um enorme alagamento. Parei junto a outros carros numa espécie de dique seco, algo mais alto que o trecho pior da inundação. Pelo pequeno número de carros ali, constatei em conversas com os outros motoristas que às nossas costas também havia uma inundação, onde centenas de carros estavam pacientemente esperando as águas baixarem. Portanto essa era a situação: inundação às costas e inundação à frente!

Quase todos os motoristas saíram de seus respectivos carros e formamos um bloco de pessoas que trocavam idéias, falávamos da nossa fragilidade diante das chuvas torrenciais, da engenharia, da prefeitura, dos políticos, dos habitantes que sujam as ruas e etc..

Quem é Fernanda Montenegro

DADOS PESSOAIS

Nascida Arlette Pinheiro Esteves da Silva nascida em 16 de outubro de 1929, num bairro perto de Cascadura, no subúrbio do Rio de Janeiro. Filha de uma dona de casa e de um mecânico formado, Fernanda Montenegro cresceu neste ambiente e freqüentou colégios públicos. Freqüentava também o sítio de seus avós, em Jacarepaguá.

ESTUDOS

Com doze anos de idade, concluiu seu primário e dedicou-se a formação para o trabalho, matriculando-se no curso de secretariado Berlitz, que compreendia inglês, francês, português, estenografia e datilografia. E frequentava também o «curso de madureza» (espécie de supletivo) à noite, conseguindo concluir o equivalente ao ginasial em dois anos.
Aos quinze anos, Fernanda, quando ainda cursava o terceiro ano do curso de secretariado, inscreveu-se num concurso de locutora na Rádio Ministério da Educação e Cultura; fator que foi decisivo para a sua carreira.
O concurso, chamado «Teatro da Mocidade», era voltado a despertar jovens talentos para o radialismo. Localizada na Praça da República, a Rádio situava-se ao lado da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, na qual funcionava um grupo de teatro amador dos alunos da faculdade, coordenado pelo professor Adauto Filho.

Leia este tema completo a partir de 04/10/2010

1 comentário:

  1. Simplemente magnífico! Parabéns, ilustre escritor ACAS, pela excelente coluna. Abraço. Ana (Flor do Lácio).

    ResponderEliminar