sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Tradições do Dia de Reis em Portugal e Brasil - Cantar as Janeiras - Folia de Reis - Por Arlete Piedade

Tradições do Dia de Reis em Portugal e Brasil - Cantar as Janeiras - Folia de Reis - Por Arlete Piedade

Cantar as Janeiras

Antigamente era hábito as pessoas cantarem as Janeiras de porta em porta. Em bonitos versos alusivos à quadra, os grupos de janeireiros percorriam as vilas e as aldeias entoando cânticos de cariz popular e religioso. Em troca, o dono da casa abria a porta com extrema generosidade e oferecia produtos caseiros que eram partilhados por todo o grupo, que também, podiam ser as sobras da festa de natal. Hoje é mais uma tradição que se tenta preservar, através de grupos de folclore, associações recreativas, escolas e igrejas.


Folia de Reis

Quando os portugueses chegaram ao Brasil, levavam com eles esta e outras tradições, que foram rapidamente adaptadas pelos povos locais, em especial nos estados do interior do Brasil. Com a sua rica e multifacetada cultura, resultante da mistura de povos de diferentes origens, nasceu uma nova tradição: A Folia de Reis


No seguimento do artigo, num outro documento que dada a sua extensão não pôde ser colocado directamente no jornal e ao qual podem aceder através do link colocado no final deste texto, desenvolvemos mais este tema e recolhemos três depoimentos sobre as recordações de infância, da Folia de Reis de dois colaboradores do jornal Raizonline e uma amiga, naturais do interior do estado de S. Paulo, Bahia e Minas Gerais, respectivamente:
Folia de Reis! Autor: ACAS - António Carlos Affonso dos Santos ;
Folia de Reis em Minas Gerais (Depoimento) - Giovânia Rocha;
Folia de Reis na Bahia (Depoimento) - Telma Ellos

Também e baseada em todas estas tradições, resolvi realizar um programa na Rádio Raizonline, cantando as Janeiras. Para tal, mandei convite a vários poetas amigos, para enviarem quadras, respondendo a uma quadra inicial que escrevi ao qual corresponderam os seguintes amigos e colaboradores:

Pinhal Dias
São Tomé
Eugénio de Sá
Aires Plácido
Manuela Baptista
Maria da Fonseca
Francis Ferreira
Manuela Silva Neves
Joaquim Sustelo
Leo Marques
Odete Nazário
Lídia Frade
Mavilde Lobo Costa
Liliana Josué
Ilona Bastos
João Furtado
Giovania Rocha
Telma Ellos
Varenka de fátima Araújo
Edvaldo Rosa

O resultado escrito está no documento anexo neste link e também pode ser escutado no site da Rádio Raizonline, num compacto com cerca de 2 horas sobre as Tradições dos Reis em Portugal e Brasil, baseado nos programas e recitações que foram feitas .
(ver/ouvir este em http://www.raizonline.com/radio/compactos.htm ).


A todos os poetas e amigos participantes, o meu muito obrigado, e votos de um Feliz e Próspero Ano de 2011!

Leia este tema completo a partir de 10/1/2011

1 comentário:

  1. Parabéns pelo texto! Parabéns por falar sobre a Folia de Reis! No Brasil há o portal Folia de Reis, http://www.foliadereis.org, onde tem a proposta de reunir e manter a tradição de Folia de Reis.

    ResponderEliminar