sexta-feira, 1 de outubro de 2010

José Varzeano - Etnografia do Concelho de Alcoutim - O Arneiro - A cilha e a sobrecarga

José Varzeano - Etnografia do Concelho de Alcoutim - O Arneiro - A cilha e a sobrecarga

O ARNEIRO

Apresentamos o arneiro, cuja foto abaixo é de uma miniatura que encontrámos num monte do concelho.

Já não é muito fácil encontrar estas peças, pelo menos para aquilo que até meados do século passado era usado, isto é, para limpar cereais das maiores impurezas.

Ainda que o formato apresentado fosse o mais vulgar, não era único, pois havia outro de forma circular que era manejado por uma só pessoa e este é-o por duas.

A cilha e a sobrecarga

Iremos referir nesta rubrica procurada por um número considerável de visitantes/leitores dois utensílios que praticamente existiam em todas as casas do concelho e que hoje começam a ser raros, pelo menos, no «monte» em que os procurámos já não conseguimos encontrar exemplares completos.
Tinham uma função semelhante, apertar algo aos animais de sela e carga.
Ambas são constituídas por uma tira de pano resistente ou de sisal, de largura e comprimento variáveis, dependendo dos animais em que se iriam aplicar, mais ou menos corpulentos.
A cilha destina-se a prender a sela ou a albarda ao dorso dos animais a fim de se poder montar com segurança. Numa das extremidades tem uma peça de madeira, normalmente de azinho e de formato não uniforme como mostram as fotografias juntas. E por ela que passa a corda ou baraço que se prende a uma argola de ferro situada na outra extremidade e que aqui se vem fixar, apertando.

Leia este tema completo a partir de 04/10/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário